Case: Nike - Casa Fenomenal
ESTRUTURA DE CONECTIVIDADE DA CASA FENOMENAL, TABELINHA DE SUCESSO ENTRE MAIS LINK E NIKE EM 2014
O Projeto
A small tagline
A Nike é uma empresa consolidada e conhecida mundialmente por ser uma das maiores fabricantes de material esportivo do planeta. Em 2012, a empresa começou a projetar um espaço voltado à apreciação do futebol em solo brasileiro. Desse modo, foi apresentada em 2014 a Casa Fenomenal, um armazém revitalizado do Cais do Porto, no Rio de Janeiro, cujo objetivo era funcionar como espécie de centro de ações da marca, com direito a experimentação de produtos, diversão, shows e festas.
Os amantes do esporte tiveram a oportunidade de vivenciar experiências únicas pelas diversas áreas do espaço: uma exposição sobre a evolução das chuteiras da marca e a história das camisas da Seleção Brasileira, em releitura artística, além da exibição dos uniformes das dez seleções fornecidas pela Nike que jogaram no mundial de 2014. O espaço promoveu ações interativas, estimulando os convidados a testar produtos novos no mercado, como chuteiras e bolas, além de um eletrizante campeonato de futebol com telão interativo e jogado no formato “quem ganha fica”. Completaram as atrações da casa fotografia, internet e muita música.
O espaço foi estrategicamente pensado para aproveitar a realização do mundial de futebol no país, e o Rio de Janeiro se mostrava como o lugar ideal pela apresentação geográfica e por ser alvo dos olhos do mundo em função de ter sediado a final da competição. O mundo ou estava fisicamente ou estava com o pensamento voltado para a cidade.O Desafio
A small tagline
O Brasil é um dos públicos chave para o projeto de ocupação global da Nike. A marca começou a cair no gosto do brasileiro a partir de 1996, quando a empresa passou a ser patrocinadora da seleção brasileira de futebol. A partir daí, cada passo no fomento da marca é precioso. Ir pelo caminho da paixão nacional é estratégico e garante rápida visibilidade. Com essa premissa, foi inaugurada em 2014 a Casa Fenomenal, um espaço de 3,800m2 na zona portuária do Rio de Janeiro cujo objetivo era a celebração da paixão, cultura e energia do esporte.
Um evento dessa magnitude só funciona com uma estrutura a prova de falhas. E a transmissão de dados claramente é um fator determinante em tais circunstâncias. Conciliar a metragem extensa do local com o volume de visitantes para a elaboração da melhor solução em conectividade e infraestrutura da rede no local foi o foco de trabalho da cúpula técnica da Mais Link, então como Vialink. Como o evento tinha a previsão de funcionar concomitantemente à duração do mundial de futebol, era necessário criar uma estrutura que não oscilasse e que mantivesse um desempenho linear durante todos os dias de funcionamento. A estimativa de público diário girava em torno de mil e quinhentos visitantes, mas esse número foi bem maior em alguns dias. Outro desafio era o prazo para a instalação da estrutura. A Mais Link teve apenas um mês para viabilizar toda a infraestrutura de comunicações, assim como a instalação da cobertura WiFi para o público e de conexões físicas para o funcionamento do evento."O projeto quando surgiu não tinha a real magnitude que iria alcançar com o nível de exigência do cliente, mas a Mais Link sempre esteve presente para entender o problema e trazer soluções que coubessem no budget e sempre superavam as expectativas."
Carlos Rodrigo Frasão - Gerente operacional - XYZ
"Um dos maiores trunfos da Mais Link é sua equipe super bem treinada e instruída, além de super prestativa. Parceria é ter um fornecedor com quem se pode contar tanto nos projetos fáceis quanto nos mais complexos e ter a certeza que ele irá ‘correr junto’ para conseguir a melhor solução, não importa o problema."
Carlos Rodrigo Frasão - Gerente operacional - XYZ
"Todo e qualquer Sistema wireless sofria com as interferências do porto e seus gigantescos navios, mas graças à equipe e a um equipamento levado pela Mais Link conseguimos mapear todas as interferências do porto e problemas causados pela construção em si (paredes muito largas com estrutura metálica que impossibilitava o sinal wireless de percorrer todo o evento). Após uma análise complexa, a Mais Link chegou a uma solução e não tivemos problemas. Nossos sistemas, que em sua maioria dependiam de acesso à internet, funcionaram perfeitamente até o término do evento."
Carlos Rodrigo Frasão - Gerente operacional - XYZ
A Solução
A small tagline
Para cobrir todo o espaço, de forma que o sinal fosse linear e de boa qualidade, a rede foi projetada para distribuir o sinal através do galpão utilizando 30 APs (rádios), que foram conectados a uma infraestrutura de switches e com roteamento através de links redundantes, tudo interligado por fibra. O número de APs foi redimensionado gradualmente até atingir 20 ativos e 10 separados para a função de backup. Além do estudo minucioso da estrutura, a Mais Link disponibilizou monitoramento presencial nos dias de maior pico do evento, trazendo assim a garantia de pleno funcionamento e rápida resolução de eventuais imprevistos. Nenhuma emergência foi registrada ao longo de toda a programação.
O Resultado
A small tagline
Com a estrutura configurada para atender a demanda estimada e com o monitoramento de toda a rede, o limite acordado foi oferecido de forma plena. A Casa Fenomenal da Nike esteve aberta para convidados entre 7 de junho e 12 de julho e toda a rede de internet esteve à disposição de convidados e funcionários do espaço. O evento recebeu destaque da mídia pela qualidade de suas instalações como um todo e pelo caráter oportuno, se apresentando então como uma das grandes atrações da cidade sede da grande final do maior evento de um esporte individual do planeta. Se o evento como um todo foi um sucesso, para a Mais Link foi um golaço. O êxito no evento colocou a empresa em um patamar superior no que diz respeito à oferecimento de estrutura de rede para grandes espaços. O evento trouxe notoriedade para a Mais Link com os contratantes, gerando outros contratos para diversos outros eventos de grande porte.
O sucesso da Mais Link nesse e em outros eventos trouxeram grande procura por parte do mercado de soluções e suportes por parte do mercado, consolidando a nossa especialização nesse gênero de solução.Telefone: +55 (21) 3613-4900
(seg-sex, 9h às 17h)
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Mais Link
© 2024